domingo, 23 de dezembro de 2007

O Mundo vai acabar e nós vamos morrer

É Verdade! Não sabiam? O sol vai explodir; o clima vai mudar e gelar na próxima glaciação com ou sem aquecimento global; se não fosse a acção do homem as espécies extinguiam-se igualmente; e se não fossemos nós a dar cabo disto vinha para aí um meteorito mais cedo ou tarde e levava isto tudo, para não falar das superupções...

Então para quê tanta chatice com o biológico, o ecológico, a justiça social, os sacrifícios em prol deste e daquele?..

Perante esta inteligente observação, que respostas podemos ter e que personagens as ilustram:

1- Vou enganar o próximo, fingir que cumpro com os preceitos da boa consciência e acautelar mas é o meu presente e futuro, nomeadamente gajas (Santana Lopes).
2- Ñem sequer vou fingir, porque desde que tenha dinheiro posso comprar quem e o que precisar. O mundo que se lixe (fuck em inglês) que eu não vou ficar cá para sempre (Tony Sprano).
3- De qualquer maneira isto tá tudo lixado, mas não tenho grande vontade de piorar a coisa nem de melhorar, faço o que for necessário desde que não dê grande chatice (Amilcar Correia , Ministro do Ambiente).
4- Tenho instinos conservacionistas natos, mas o sofá exerce sobre mim uma atracção irresistível (Francisco Ferreira da Quercus).
5-


Gostava que completassem com mais propostas, digamos ...válidas consoante o ponto de vista.

1 comentário:

João Correia disse...

6- A extinção é uma ideia subliminar para não dizer que repousa no nosso inconsciente e está muito ligada com a nossa vivência espiritual da nossa morte pessoal. É uma ideia perigosa perante a qual não assumimos todas as consequências de uma possível extinção de toda a espécie humana. Vemo-la sempre frivolamente...